A prevenção é a melhor medida a ser tomada. Melhore sua segurança pessoal, familiar e comercial com as dicas a seguir.
► Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Comunique sua ausência a um vizinho de confiança, fazendo contato com este constantemente para saber se está tudo em ordem.
► Em ausências prolongadas, peça a um parente ou vizinho para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas, abrir janelas, regar plantas e recolher correspondências. Evitar o aspecto de abandono. Suspenda a entrega dos jornais, revistas e gêneros alimentícios.
► Não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja dentro de um cofre. Utilize cofres de bancos.
► Só deixe a chave de sua residência com pessoas de absoluta confiança. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isto poderá denunciar a ausência de seus moradores. Desligue a campanhia, assim você deixa em dúvida quem a quiser usar para apenas verificar se o proprietário está em casa.
► Feche as portas e janelas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares, de preferência as do tipo fechadura quádrupla. Instale grades nas janelas, alarmes, olho mágico etc, e habitue-se a usar estes recursos à noite ou quando a casa estiver vazia. Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.
► Combinar com vizinhos códigos de emergência para sinalizar situações de perigo. Antes de abrir o portão de sua residência, principalmente à noite, procure verificar nas imediações se não há nenhum indivíduo em atitude suspeita.
► Se possuir animal (cachorro) deixá-lo, durante a noite, solto no quintal. Ao sair de viagem, procure carregar seu veículo dentro da garagem, evitando que pessoas estranhas percebam que você irá se ausentar.
► Não abra a porta para receber pessoas que se apresentam para oferecer serviços não solicitados como encanadores, eletricistas, empregadas domésticas etc. É útil o uso do interfone.
► As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos, e nem pensar em trazê-los à sua casa sem autorização.
► Contrate empregados somente quando souber de seus antecedentes ou tiver referências, procurando sempre saber seu endereço ou de seus parentes.
► Suspeitando que algum indivíduo estranho se encontre dentro de sua residência, não entre. Chame sempre a Polícia Militar através do telefone 190.
► Tenha anotado em local seguro o número de série de seus bens (TV, vídeo, som, relógios, eletrodomésticos etc). Em caso de furto transmita estes dados ao Policial Militar que atender a ocorrência. As chances de recuperá-los serão maiores.
► O ideal é que o medidor de água e luz fique do lado de fora de sua casa (quintal). Se não for possível, peça aos funcionários que se identifiquem mostrando os documentos. Comprove junto à empresa correspondente, caso venha a desconfiar da identificação. Peça para seu vizinho ficar olhando do lado de fora enquanto estiver sendo feita a verificação. Em caso de dúvida não deixe entrar. Esse cuidado evitará surpresas desagradáveis.
► Não deixe recados ou notas escritas na porta quando se ausentar. Tenha sempre à mão um caderno de telefones úteis a serem acionados em caso de emergência (Unidade Policial mais próxima, Bombeiros, Serviços de Ambulância, familiares etc).
► Em ausências prolongadas, peça a um parente ou vizinho para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas, abrir janelas, regar plantas e recolher correspondências. Evitar o aspecto de abandono. Suspenda a entrega dos jornais, revistas e gêneros alimentícios.
► Não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja dentro de um cofre. Utilize cofres de bancos.
► Só deixe a chave de sua residência com pessoas de absoluta confiança. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isto poderá denunciar a ausência de seus moradores. Desligue a campanhia, assim você deixa em dúvida quem a quiser usar para apenas verificar se o proprietário está em casa.
► Feche as portas e janelas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares, de preferência as do tipo fechadura quádrupla. Instale grades nas janelas, alarmes, olho mágico etc, e habitue-se a usar estes recursos à noite ou quando a casa estiver vazia. Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.
► Combinar com vizinhos códigos de emergência para sinalizar situações de perigo. Antes de abrir o portão de sua residência, principalmente à noite, procure verificar nas imediações se não há nenhum indivíduo em atitude suspeita.
► Se possuir animal (cachorro) deixá-lo, durante a noite, solto no quintal. Ao sair de viagem, procure carregar seu veículo dentro da garagem, evitando que pessoas estranhas percebam que você irá se ausentar.
► Não abra a porta para receber pessoas que se apresentam para oferecer serviços não solicitados como encanadores, eletricistas, empregadas domésticas etc. É útil o uso do interfone.
► As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos, e nem pensar em trazê-los à sua casa sem autorização.
► Contrate empregados somente quando souber de seus antecedentes ou tiver referências, procurando sempre saber seu endereço ou de seus parentes.
► Suspeitando que algum indivíduo estranho se encontre dentro de sua residência, não entre. Chame sempre a Polícia Militar através do telefone 190.
► Tenha anotado em local seguro o número de série de seus bens (TV, vídeo, som, relógios, eletrodomésticos etc). Em caso de furto transmita estes dados ao Policial Militar que atender a ocorrência. As chances de recuperá-los serão maiores.
► O ideal é que o medidor de água e luz fique do lado de fora de sua casa (quintal). Se não for possível, peça aos funcionários que se identifiquem mostrando os documentos. Comprove junto à empresa correspondente, caso venha a desconfiar da identificação. Peça para seu vizinho ficar olhando do lado de fora enquanto estiver sendo feita a verificação. Em caso de dúvida não deixe entrar. Esse cuidado evitará surpresas desagradáveis.
► Não deixe recados ou notas escritas na porta quando se ausentar. Tenha sempre à mão um caderno de telefones úteis a serem acionados em caso de emergência (Unidade Policial mais próxima, Bombeiros, Serviços de Ambulância, familiares etc).
► Alerte o porteiro para somente abrir o portão após identificar o visitante e, se necessário, falar com ele pelo interfone de dentro da cabine da portaria. Avisar ao morador sobre a conveniência da entrada ou não da pessoa. Caso o morador tenha alguma dúvida sobre a visita, peça a ele que desça à portaria para esclarecimento.
► Nos casos de entrega de flores, pizzas etc, solicitar que um dos moradores do apartamento se dirija à portaria para receber a encomenda. Nunca deixar o entregador entrar no prédio e fazer a entrega na residência. Caso seja possível, fazer na entrada do prédio uma caixa de recepção, com abertura especial para recebimento de encomendas.
► Quando o morador estiver entrando ou saindo do edifício, somente abrir o portão após verificar se não há pessoas suspeitas nas proximidades. A entrada de veículos deve ser precedida de identificação e anotação da placa em caderno próprio. Como sugestão, poderá ser feito um sistema de identificação através de adesivo fluorescente a ser colado no vidro do veículo.
► Nos horários de limpeza das áreas externas e de recolhimento do lixo, todas as entradas do edifício devem estar fechadas.
► O porteiro nunca deverá abandonar seu posto para atender estranhos no portão. A mesma orientação vale para entrada das garagens. Nunca abrir o portão da garagem sem a identificação do motorista.
► A entrada de funcionários de prestadoras de serviços, como operadoras de telefonia, concessionárias de energia, correios etc, deve ser precedida de identificação e anotação da carteira de identidade e funcional do técnico ou operário. Antes de permitir a entrada, o morador deverá ser consultado sobre a visita e o atendimento. Este funcionário deverá, sempre que possível, ser acompanhado por empregado do condomínio até a residência solicitada.
► Recomenda-se o uso de crachá para todos os visitantes. O porteiro não pode se impressionar com a aparência dos visitantes. Evitar conversar em grupos na portaria ou na porta da garagem. O trabalho na portaria deve ser de atenção e discrição. Evitar comentários dentro e fora do edifício, com pessoas estranhas, sobre a situação financeira dos moradores, bem como locais de trabalho, viagens, horários, hábitos, telefones comerciais e residenciais etc.
► Nos casos de entrega de flores, pizzas etc, solicitar que um dos moradores do apartamento se dirija à portaria para receber a encomenda. Nunca deixar o entregador entrar no prédio e fazer a entrega na residência. Caso seja possível, fazer na entrada do prédio uma caixa de recepção, com abertura especial para recebimento de encomendas.
► Quando o morador estiver entrando ou saindo do edifício, somente abrir o portão após verificar se não há pessoas suspeitas nas proximidades. A entrada de veículos deve ser precedida de identificação e anotação da placa em caderno próprio. Como sugestão, poderá ser feito um sistema de identificação através de adesivo fluorescente a ser colado no vidro do veículo.
► Nos horários de limpeza das áreas externas e de recolhimento do lixo, todas as entradas do edifício devem estar fechadas.
► O porteiro nunca deverá abandonar seu posto para atender estranhos no portão. A mesma orientação vale para entrada das garagens. Nunca abrir o portão da garagem sem a identificação do motorista.
► A entrada de funcionários de prestadoras de serviços, como operadoras de telefonia, concessionárias de energia, correios etc, deve ser precedida de identificação e anotação da carteira de identidade e funcional do técnico ou operário. Antes de permitir a entrada, o morador deverá ser consultado sobre a visita e o atendimento. Este funcionário deverá, sempre que possível, ser acompanhado por empregado do condomínio até a residência solicitada.
► Recomenda-se o uso de crachá para todos os visitantes. O porteiro não pode se impressionar com a aparência dos visitantes. Evitar conversar em grupos na portaria ou na porta da garagem. O trabalho na portaria deve ser de atenção e discrição. Evitar comentários dentro e fora do edifício, com pessoas estranhas, sobre a situação financeira dos moradores, bem como locais de trabalho, viagens, horários, hábitos, telefones comerciais e residenciais etc.
► Oriente os empregados para manter os portões e as portas sempre fechadas durante os serviços domésticos, incluindo lavagem de tapetes, calçadas e imediações, deixando sempre a chave da porta com alguém dentro de casa.
► É importante observar sempre se há alguém ou algum grupo de pessoas ou carros suspeitos nas proximidades. Os mesmos cuidados devem ser tomados quando a pessoa chegar a sua casa. Se notar algo estranho, siga em frente e chame a polícia.
► Oriente e vigie as crianças para que não abram a porta para pessoas estranhas sem a aprovação de um adulto.
► A iluminação total em volta da residência dificulta o acesso de estranhos. Mantenha a casa sempre iluminada e com árvores podadas ao redor.
► Sempre que possível, reforce as trancas e alarmes nas portas e janelas. A dificuldade de acesso inibe visitas indesejadas.
► Sempre que for viajar, solicite que um vizinho de confiança mantenha a casa sob vigilância durante a ausência dos moradores.
► É importante observar sempre se há alguém ou algum grupo de pessoas ou carros suspeitos nas proximidades. Os mesmos cuidados devem ser tomados quando a pessoa chegar a sua casa. Se notar algo estranho, siga em frente e chame a polícia.
► Oriente e vigie as crianças para que não abram a porta para pessoas estranhas sem a aprovação de um adulto.
► A iluminação total em volta da residência dificulta o acesso de estranhos. Mantenha a casa sempre iluminada e com árvores podadas ao redor.
► Sempre que possível, reforce as trancas e alarmes nas portas e janelas. A dificuldade de acesso inibe visitas indesejadas.
► Sempre que for viajar, solicite que um vizinho de confiança mantenha a casa sob vigilância durante a ausência dos moradores.