PROTEÇÃO PERIMETRAL

<< VOLTAR





A Alvo Segurança Eletrônica oferece, agregado a outros serviços, sistemas de proteção perimetral, que tem o objetivo de impedir, dissuadir ou inibir o acesso não autorizado a qualquer área ou perímetro. A aplicação mais comum são o alto dos muros, mas também podem ser usados em cercas ou barreiras.

O Arame Concertina, ou simplesmente Concertina, é uma barreira de segurança em formato de aramado, geralmente de forma helicoidal (mola), sendo que cada volta da “mola” é chamada de espira. Quanto mais espiras, mais voltas por metro. A concertina é laminada e possui navalhas com extremidades pontiagudas, cortantes e penetrantes. Inicialmente usada em barreiras para fins militares, é uma forma aprimorada do antigo arame farpado. Sendo um tipo de impedimento físico, sem necessidade de nenhum tipo de energia, as restrições à sua instalação são meramente físicas. Assim, pode ser aplicada em muros, alambrados, cercas, portões, telhados, torres, enfim, qualquer lugar que possa suportar sua estrutura de sustentação A concertina se constitui de aço galvanizado ou inoxidável, o que torna difícil o corte usando ferramentas convencionais. Caso aconteça, graças a seu formato espiralado, energia da tensão do arame faz com que as pontas cortadas se projetem para o ponto do corte.

O Eletrificador de Cerca Eletrônico, conhecido popularmente como Cerca Elétrica, é um sistema de proteção perimetral de baixo custo, fácil instalação e ótimo desempenho. Tem como objetivo dar uma descarga elétrica no invasor sem oferecer danos físicos ou perigo de morte e, no caso de corte do arame da cerca por sabotagem, aciona uma sirene no local e, interligado ao alarme, reporta ao monitoramento. O eletrificador produz alta tensão e, por isso, deve obedecer a vários itens de segurança e normas técnicas, tanto para o instalador quanto para o possível invasor, pois o choque não pode causar danos físicos nem sequelas.




Na instalação do equipamento, hastes são afixadas as hastes da cerca, sendo que a distância entre elas vai variar de acordo com o local. Em média, o usual é um espaçamento entre 2,5 a 3 metros. Essa distância vai depender da situação do local, observando que a altura mínima recomendada é de 2,5 metros, para evitar choque acidental em pessoas que venham a transitar próximo ao local da instalação.